quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Receita do Dia: Crepe e Arroz

Hoje fiz apenas um complemento para o almoço, porque sobrou um tanto de grão-de-bico! Ah, por falar nele, à noite, fiz uma coisa bem legal: bati esse grão-de-bico no liquidificador com pouca água e coloquei no fogo com uns temperos picantes e depois reguei um azeite de oliva! Virou um creminho delicioso que comi com pão, gotinhas de limão e salada. Delícia!
Voltando ao almoço de hoje. Refoguei umas duas xícaras de arroz no orégano, coloquei água e deixei cozinhar. Enquanto o arroz estava no fogo, fiz uma receita que acho beeem difícil: crepe vegano. Peguei esta receita numa revista e nem sempre ela dá certo... Então, estou aprendendo a aperfeiçoar a receita. Vamos a ela! Coloquei no liquidificador 1 xícara de água, uma de farinha integral, duas colheres de sopa de óleo de girassol, duas colherinhas de sal e uma de fermento químico. Bati tudo por 1 minuto. Depois acrescentei uma colherzinha de curry e de linhaça dourada. Misturei devagarzinho com uma colher e preparei a frigideira colocando um fiozinho bem levinho (é beeem pouquinho mesmo!) de óleo*. Deixei no fogo baixo, pois os crepes ficam prontos rapidinho e não se corre o risco de queimá-los. Despejei a massa com uma concha e espalhei na frigideira, mexendo a própria de uma lado pro outro para que a massa se espalhasse. Deixei um minutinho e mexi a frigideira para saber se a massa já estava soltando dela. Se não, pego uma espátula e solto a bordinha do crepe. Continuo mexendo a frigideira, percebendo se massa já soltou - se não, precisa ficar mais um pouquinho, ou a massa queimou um pouco. Quando soltar eu dou uma de chef de cozinha e viro ela jogando pra cima! rsrsrsr.. Mas você pode usar a espátula para virá-la. Deixe no outro lado por menos tempo que o lado anterior e sempre supervisione se a massa não está queimando. Crepe pronto, basta colocá-lo num prato com papel absorvente para tirar um pouco do óleo. No tempo que fiz os crepes, o arroz já estava pronto! Agora o complemento super nutritivo do almoço: Super Suco Verde! Este foi meu marido que fez. Basta bater no liquidificador folha de cenoura (isto você encontra mais nas feiras orgânicas), um pedaço pequeno de talo de couve-flor e brócolis, o suco de um limão verde e de uma laranja, coentro, um pedaço médio de gengibre, açúcar mascavo (coloque a quantidade que quiser. Ele normalmente vai no "olhômetro") e água o suficiente para bater. Passe na peneira e esprema bem. Pronto! Super suco para dar energia e alimentar o corpo com o melhor da natureza!



Coloquei na foto apenas o que fiz hoje, mas o almoço ainda teve umas coisinhas do almoço de ontem!


* Este ponto do óleo é muito importante! Se colocar demais, encharcar o crepe, de menos o crepe gruda! Isso eu ainda estou aprendendo e talvez os primeiros crepes não fiquem tão bons até você descobrir a quantidade ideal.
Material usado: uma panela média, uma frigideira, um liquidificador, uma faca, uma concha, uma espátula.
Tempo: 30 minutos
Rendimento: Os crepes não renderam muito: umas 6 crepes. O arroz rendeu para umas 4 pessoas. O suco dá para umas 3 pessoas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário